domingo, 25 de janeiro de 2015

O último de 2014!

Fomos de avião à Recife - Pe, onde meus pais moram, para passar as festas com eles.

No pequeno intervalo entre o Natal e o Ano Novo, montamos na minha antiga guerreira e atual do meu pai e fomos conhecer Bonito-Pe, 150km distantes de Recife.

Uma cidade que tem Bonito no nome com certeza tem alguma coisa!

Subimos a Serra das Russas sentido Gravatá e na cidade de Bezerros (pouco antes de Caruaru) pegamos uma outra estrada sentido Bonito.

A cidade dá calorosas boas vindas na entrada. Paramos no centro de informações turísticas e ali tivemos uma péssima notícia, que viria a se repetir em outros lugares: a maioria das cachoeiras fecha às segundas e terças, algumas só ficam abertas de sexta a domingo. Como era uma segunda-feira, acabamos vendo apenas uma cachoeira, a famosa Véu de noiva l, grande e sem poço para banho na parte baixa, apenas na parte alta antes da cachoeira, com água bem gelada e transparente.

À propósito, não se precisa de guias por lá. Mas eles vão tentar te convencer do contrário. Como sou macaco véio dispensei e fui seguindo as indicações das placas e do GPS.

Todas as cachoeiras são na mesma estrada, a mais longe dista uns 15km da cidade. Algumas são exatamente na beira da estrada, algumas você tem que andar alguns poucos kms pra chegar (2 ou 3km no máximo).

No Centro de Informações Turísticas, não tinha mapa disponível

Serrinha a caminho da primeira cachoeira

Véu de noiva 1, com pouca água


Cordas para rapel
Passamos na frente dos sitios das outras cachoeiras principais de Bonito mas como o atendente do CIT nos havia informado, estavam fechadas á visitação. Fica aí um motivo para retornarmos!

A impressão que fica de Bonito-PE é que falta muito a ser aproveitado pela cidade ainda.

As áreas de plantação ao redor das cachoeiras, os canos que coletam água da cachoeira pra uso no restaurante e em irrigação, tudo isso acaba "matando" um pouco o clima que esperamos numa cachoeira.

Mas no geral foi um bom passeio. Imagino que aos poucos a tendência é melhorar a qualidade do turismo na região, já que ao que parece é uma das principais fontes de renda da região e em crescimento.

Voltamos ao Recife no mesmo dia.

Depois da virada saímos para outro passeio mais longo, mas esse fica pro próximo post!

Abraços e bons quilômetros!

Vem que vem 2015!

Pois é!

Lá se foi 2014, e lá se foram as tão esperadas férias. E agora, pelo menos para mim, 2015 começa de verdade.

Não posto nada a um tempo por causa delas, e também pois meu computador resolveu se aposentar de vez, bem enquanto desenvolvia uma matéria sobre arrumação de bagagens que tenho certeza que de irão gostar quando estiver pronta.

Bom, nessas férias teve de tudo, de cusparada vinda de janela de ônibus à dor de estômago em praia deserta, de manhãs em águas cristalinas do nordeste a noites estreladas na Serra da Canastra, da "maré" de São Thomé das Letras às águas extremamente geladas do Parna Itatiaia no RJ.

Ao longo dos próximos dias irei relatar as aventuras e desventuras desse blogueiro de meia tigela que vos fala e sua brava companheira que o acompanhou em (quase) todas as suas loucuras. Espero que gostem!

Em Penedo-AL, próximo a foz do Rio São Francisco