terça-feira, 4 de junho de 2013

Destinos incríveis 001 - Chapada Diamantina - BA

A "capital" da Chapada Diamantina é a cidade de Lençóis-BA, a 300km de Salvador. Como todo bom viajante, recomendo ficar no Hostel Chapada (é filiado ao HI Hostels). A oferta de Campings é boa, mas adoro o clima de albergue. 

Lençóis, até por causa disso, é onde ficam concentrados a maioria dos farofeiros. Dali se chega facilmente a várias atrações, como o Ribeirão do Meio (40min de caminhada leve), o Serrano e outros, como se vê no mapinha abaixo:
Isso tudo se faz a pé
E tudo relativamente próximo ao centro. Aumentando o raio da distância de Lençóis, chegamos ao Morro do Pai Inácio, Poço do diabo, e indo mais ao norte, chega-se a Caverna da Torrinha, e o resto se vê nesse outro mapa:

Cada ponto é uma atração "top rated", mas cada metro da área da chapada é uma atração por si só!
Deixando Lençóis, temos Mucugê e suas atrações próximas, tem a cidade fantasma de pedra de Xique-xique (perto de Igatu) que também é chamada de Macchu Picchu brasileira (na minha opnião um certo exagero rolou ai), e por aí vai. Tem o caminho do vale do paty que é considerada uma das trilhas mais bonitas do mundo.

Ruínas de Xique Xique de Igatu


Se for pra lá não deixe de comprar o Livro do Roy Funch, gringo radicado brasileiro apaixonado pela chapada e responsável pela criação do parque. Ele merece essa contribuição e o livro também é MUITO bom!!!

Poço Azul tem época do ano certa pra visitação


Tome cuidado com os guias, você pode optar por andar sem eles, mas aí recomendo usar um GPS muito do bom, com tracklogs atualizados! Existem "guias" também que não fazem idéia do que estão fazendo, então se for contratar, contrate os que tem registro. Passeios de jipe economizam um bom tempo. Mas como eu vou com dinheiro contado, fico de rodas e botas (ba-dum-tsss). 

Pra comer eu gostei muito de um restaurante, que agora no momento o nome não me lembro, mas fica na praça central ao lado de uma "Pharmácia" (com ph mesmo!) onde comi uns bifes de carne seca deliciosos e super baratos (R$35 pra duas pessoas).

Se for pra chapada, não reserve pouco tempo. Até hoje, são mais de 1000 (MIL) trilhas catalogadas, e segundo o gringo aí, tem muitas ainda perdidas no mato. Eu fiquei lá por 4 dias, e na despedida rolaram lágrimas: O lugar é fantástico! E se tiver pernas e disposição, faça MUITAS TRILHAS!!!

Pra ver mais fotos, vá ao relato da viagem de Taubaté a Recife no comecinho do blog!

Sites de consulta:

Um comentário:

  1. parabéns pelo blog! adorei.
    veja um pouco mais da chapada em meu blog.
    http://vila-de-igatu-chapada-diamantina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir