sexta-feira, 7 de junho de 2013

ABRINDO CAMINHOS

Muitas vezes nós não temos conhecimento nem das belezas que estão perto de casa. Afinal nem sempre dá pra sair numa expedição, e claro que quem curte viajar não vai querer ficar parado naquele fim de semana de tempo perfeito (e muito provavelmente nem nos que estiverem com tempo horrível).

Mas como saber os destinos próximos de casa?

Na estrada que pegava quase todo dia, caminhos alternativos me aguardavam!


Bom, nem todo mundo é filiado a clubes de 4x4 ou tem uma turma pra fazer trilha de moto. Então o local mais fácil de achar os caminhos é pela internet.

Pra gente “normal” usa-se o Google maps. Mas eu (e eu sei que vocês também) não sou normal hehe.
Então o “meu” Google maps é o wikiloc (link abaixo). Vai lá brincar um pouco, entre no site, coloque em modo “Mapa Mundi” e vá dando zoom perto da tua casa. Muito provavelmente aparecerão várias trilhas e caminhos de terra. Dá pra mapear outras áreas também.

Se pegar gosto e tiver GPS não esqueça de colaborar se conhecer uma trilha não catalogada!

Mas o wikiloc não tem todas as trilhas.

Então eu costumo buscar também pelo nome da cidade no Google, no Youtube (muitas vezes tem vídeos e usuário tem o tracklog), e sempre buscando em fóruns e sites, como o 4x4Brasil, Inema, Mochileiros.com e etc.

Revistas como a 4x4&Cia sempre postam alguns roteiros para serem feitos inclusive sem GPS!

Também uso a combinação Google Maps + oncoto-oncovo (by xt600.com.br haha), ou seja, vejo traços de uma estrada no Gmaps, vou até o início e vou perguntando. Até hoje sempre rendeu bons passeios. Se encontrar alguém de jipe ou moto de trilha, melhor ainda pra perguntar. Foi assim que fiz um caminho que nem no GMaps tem (Santa Branca-SP a Paraibuna por terra),  e Caraguatatuba a Taubaté via Pouso alto com alguns kms de terra.

E claro, se tiver dicas e sugestões, não deixe de passar pra gente!

Estradinhas boas e paisagem linda perto do por do sol... a 20km de casa!


Lista de links:

www.tracksource.org.br/     (aqui são os mapas pra GPS mas tem muita trilha gravada, só tem que cruzar com o gmaps pra ver por onde passam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário